Honmon Butsuryu-Shu – Porto Alegre

“Perfeição não é fazer tudo certo é haver equilíbrio em tudo”

Cont…Introdução ao Sutra Lotus (Final)

Deixe um comentário

 

Cap. 15º Os Bossatsus Emergidos da Terra Cap. 19º As Virtudes dos Discípulos
Cap. 16º A Imensurável Vida de Buda Cap. 20º O Bossatsu Fukyou que jamais Despreza
Cap. 17º Classificação das Virtudes Cap. 21º A Força Divina de Buda
Cap. 18º As Virtudes da Gratidão Cap. 22º A Concessão
E, quanto ao Grande Dharma revelado nos Oito primeiros Capítulos do Caminho Primordial, afirma: “Nitiren abstém-se do amplo e resumido, venera apenas a essência, isto é, as cinco sílabas do MyoHorengekyo” (Goibun Shukussatsu pág.1042).

O Dharma revelado no Ippon Nihan (Um Capítulo e Duas metades) sem dúvida alguma é verdadeiro, entretanto diz respeito particularmente à prova intema (Go-Naishou) o Buda Primordial, somente venerável pelos contemporâneos de Buda. Para nós que viveríamos numa era posterior à sua destinou-nos sua alma por intermédio do Bossatsu Jyougyou e portanto não há como recebê-la senão pelas mãos deste grande Bossatsu. Seria como sabermos da existênciade um tesouro e não termos como alcançá-lo. Seria como observar o tesouro de outrem. Em outras palavras, não nos seria útil. Por estas razões é que o trecho do Ippon Nihan, separado dos demais capítulos que completam os oito é chamado de “O caminho Prirnordial Embutido no caminho Provisório” (Shakutyuu no Honmon), semelhante à sombra do Caminho Primordial. Em vista disso, o Honmon Happon que recebemos é o Caminho Primordial da Terra Primordial (Honji), exatamente aquele que nos foi transmitido. “A Religião do Caminho Primordial do Sutra Lótus é a Butsuryu-Shu. (Religião Estabelecida pelo Buda Primordial) [abreviação] A Religião do Caminho Primordial do Sutra Lótus é aquela que distingue a superioridade do Primordial sobre o Provisório, adota o “Um capítulo e Duas Metades”, de seu interior extrai a quintessência, o Namumyohorenguekyo, e transmite-o ao Bossatsu Jyougyou, que revela na era Mappou estas cinco letras (Myo-Ho-ren-Gue-Kyo) como o Verdadeiro Dharma (Honpou). Apenas estas cinco letras representam a causa e essência do Verdadeiro Dharma. O “Um Capítulo e Duas Metades” representa o Caminho Primordial da Era de Buda (Zaisse), mas não é a Causa e Essência do Caminho Primordial do Passado Remoto (Kako Kuon Gueshu no Honmon). Por ser o tipo de bênção que os contemporâneos de Buda receberam (Dattyaku), o “Um Capítulo e Duas Metades” é Caminho Primordial, mas embutido no Caminho Provisório. Por isso, comparado ao verdadeiro Caminho Primordial, é uma versão traçada pela provisoriedade”.
(Mestre Nissen. Doutrina Butsuryu. Butsuryu Seiten pág.803)

O Capítulo “A Imensurável vida de Buda” é destinado a seus contemporâneos. Somente o Odaimoku é a causa e essência da Era Mappou. (Verso n. 1400)

Os Oito Capítulos são a parte da expansão da causa e essência na era pós Buda.

O Um Capítulo e Duas metades a bênção dos contemporâneos de
Buda. (Verso n. 2269) * Interpretação do Livro Gohomon Yougo Jiten pág 74, 1973. Nitijyu Ishii.

Autor: Honmon Butsuryu-Shu

Blog para divulgação do Budismo Primordial da HBS - Honmon Butsuryu-Shu em Porto Alegre, RS - Brasil. Nosso Twitter @HBS_PortoAlegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s