Cap. 15º | Os Bossatsus Emergidos da Terra | Cap. 19º | As Virtudes dos Discípulos |
Cap. 16º | A Imensurável Vida de Buda | Cap. 20º | O Bossatsu Fukyou que jamais Despreza |
Cap. 17º | Classificação das Virtudes | Cap. 21º | A Força Divina de Buda |
Cap. 18º | As Virtudes da Gratidão | Cap. 22º | A Concessão |
E, quanto ao Grande Dharma revelado nos Oito primeiros Capítulos do Caminho Primordial, afirma: “Nitiren abstém-se do amplo e resumido, venera apenas a essência, isto é, as cinco sílabas do MyoHorengekyo” (Goibun Shukussatsu pág.1042). O Dharma revelado no Ippon Nihan (Um Capítulo e Duas metades) sem dúvida alguma é verdadeiro, entretanto diz respeito particularmente à prova intema (Go-Naishou) o Buda Primordial, somente venerável pelos contemporâneos de Buda. Para nós que viveríamos numa era posterior à sua destinou-nos sua alma por intermédio do Bossatsu Jyougyou e portanto não há como recebê-la senão pelas mãos deste grande Bossatsu. Seria como sabermos da existênciade um tesouro e não termos como alcançá-lo. Seria como observar o tesouro de outrem. Em outras palavras, não nos seria útil. Por estas razões é que o trecho do Ippon Nihan, separado dos demais capítulos que completam os oito é chamado de “O caminho Prirnordial Embutido no caminho Provisório” (Shakutyuu no Honmon), semelhante à sombra do Caminho Primordial. Em vista disso, o Honmon Happon que recebemos é o Caminho Primordial da Terra Primordial (Honji), exatamente aquele que nos foi transmitido. “A Religião do Caminho Primordial do Sutra Lótus é a Butsuryu-Shu. (Religião Estabelecida pelo Buda Primordial) [abreviação] A Religião do Caminho Primordial do Sutra Lótus é aquela que distingue a superioridade do Primordial sobre o Provisório, adota o “Um capítulo e Duas Metades”, de seu interior extrai a quintessência, o Namumyohorenguekyo, e transmite-o ao Bossatsu Jyougyou, que revela na era Mappou estas cinco letras (Myo-Ho-ren-Gue-Kyo) como o Verdadeiro Dharma (Honpou). Apenas estas cinco letras representam a causa e essência do Verdadeiro Dharma. O “Um Capítulo e Duas Metades” representa o Caminho Primordial da Era de Buda (Zaisse), mas não é a Causa e Essência do Caminho Primordial do Passado Remoto (Kako Kuon Gueshu no Honmon). Por ser o tipo de bênção que os contemporâneos de Buda receberam (Dattyaku), o “Um Capítulo e Duas Metades” é Caminho Primordial, mas embutido no Caminho Provisório. Por isso, comparado ao verdadeiro Caminho Primordial, é uma versão traçada pela provisoriedade”. (Mestre Nissen. Doutrina Butsuryu. Butsuryu Seiten pág.803) O Capítulo “A Imensurável vida de Buda” é destinado a seus contemporâneos. Somente o Odaimoku é a causa e essência da Era Mappou. (Verso n. 1400) Os Oito Capítulos são a parte da expansão da causa e essência na era pós Buda. O Um Capítulo e Duas metades a bênção dos contemporâneos de |