Mestre: Nissen Shounin
Yo no naka o uramu wa oroka kai mo nashi
Kuraku wa onoga mukui nari keri
Em português:
É inútil e estúpido lastimar o mundo.
Sofrimento e prazer são frutos do que faz
Interpretação:
O budismo é a religião que prega a consciência pela fé. Tem lógica, filosofia, coerência e tudo que se precisa para esclarecer o que for necessário. Também é capaz de convencer até mesmo quem não se considera adepto do budismo primordial. Mas por que e como isso é possível ?
Isso é possível porque releva em todas as suas pregações a lei da causa e do efeito. Nada é obra do acaso, nada é só porque (Deus assim quis), nada é inexplicável, apenas desconhecemos causa.
Da mesma forma que alguém não pode comer por mim, eu também não posso transferir meus sofrimentos a alguém e vice-versa. Isso é óbvio e se chama lei natural da causa e efeito. Quem planta colhe. É assim que se gera uma reação em cadeia que nos leva a sucessivos e diferentes resultados.
Portanto, toda vez que acharmos o nosso sofrimento ter sido causado por alguém, e isso ocorre com freqüência, é bom lembrar que, de alguma forma fomos nós que ocasionamos o nosso próprio sofrimento, caso contrário, continuaremos a sofrer, sempre achando que não fizemos nada para merecer tanto sofrimento.
Não é questão de merecimento, mas simplesmente de frutos.
A prática da fé e oração do Namumyohourenguekyou gera bons frutos e ainda possui o poder de eliminar as más sementes plantadas. Por isso nada está perdido e para tudo vale a pena semear.