Honmon Butsuryu-Shu – Porto Alegre

“Perfeição não é fazer tudo certo é haver equilíbrio em tudo”

Causa e Efeito

Deixe um comentário

 

Mestre: Nissen Shounin

Yo no naka o uramu wa oroka kai mo nashi
Kuraku wa onoga mukui nari keri

Em português:

É inútil e estúpido lastimar o mundo.
Sofrimento e prazer são frutos do que faz

Interpretação:

O budismo é a religião que prega a consciência pela fé. Tem lógica, filosofia, coerência e tudo que se precisa para esclarecer o que for necessário. Também é capaz de convencer até mesmo quem não se considera adepto do budismo primordial. Mas por que e como isso é possível ?
Isso é possível porque releva em todas as suas pregações a lei da causa e do efeito. Nada é obra do acaso, nada é só porque (Deus assim quis), nada é inexplicável, apenas desconhecemos causa.
Da mesma forma que alguém não pode comer por mim, eu também não posso transferir meus sofrimentos a alguém e vice-versa. Isso é óbvio e se chama lei natural da causa e efeito. Quem planta colhe. É assim que se gera uma reação em cadeia que nos leva a sucessivos e diferentes resultados.
Portanto, toda vez que acharmos o nosso sofrimento ter sido causado por alguém, e isso ocorre com freqüência, é bom lembrar que, de alguma forma fomos nós que ocasionamos o nosso próprio sofrimento, caso contrário, continuaremos a sofrer, sempre achando que não fizemos nada para merecer tanto sofrimento.
Não é questão de merecimento, mas simplesmente de frutos.
A prática da fé e oração do Namumyohourenguekyou gera bons frutos e ainda possui o poder de eliminar as más sementes plantadas. Por isso nada está perdido e para tudo vale a pena semear.

Autor: Honmon Butsuryu-Shu

Blog para divulgação do Budismo Primordial da HBS - Honmon Butsuryu-Shu em Porto Alegre, RS - Brasil. Nosso Twitter @HBS_PortoAlegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s