Honmon Butsuryu-Shu – Porto Alegre

“Perfeição não é fazer tudo certo é haver equilíbrio em tudo”

Odyuzu

Deixe um comentário

*Tanto o é, que na antiguidade, quando alguns seguidores abandonavam a prática, rompiam as contas simbolizando a desistência da prática. Porém, quando isso acontece, interpretamos que a determinação, na verdade nunca existiu, pois a determinação de um budista é considerada algo que deve durar para sempre, tal como exprime a simbologia do odyuzu.

Qual será o Odyuzu que você possui? Hoje em dia existem diversos modelos, feitos de diversos tipos de matéria prima. Mas, na antiguidade eles eram principalmente confeccionados a partir de algum tipo de madeira bem dura.

Na antiga Índia, o Odyuzu confeccionado com o fruto da árvore sob a qual Buda atingiu a iluminação (Bodaidyu. Capa da Revista n.57) era considerado o melhor. No Sutra Dyuzu kudokukyou (O Sutra da virtude do Odyuzu) consta da seguinte forma.

“Contas feitas de ferro aumentam a virtude da prática em 5 vezes.
Contas feitas de bronze vermelho aumentam a virtude da prática em 10 vezes.
Contas feitas de pérolas ou corais aumentam a virtude da prática em 100 vezes.
Contas feitas da madeira da árvore Mokuuushi I aumentam a virtude da prática em 1.000 vezes.
Contas feitas com o fruto da lótus aumentam a virtude da prática em 10.000 vezes.
Contas feitas de jade aumentam a virtude da prática em 1.000.000 de vezes.
Contas feitas de cristal aumentam a virtude da prática em 1.000.000 de milhão de vezes.
E, contas feitas de Bodaishi² aumentam a virtude infinitamente”.

1. Considerada no Japão como a árvore que produz contas para odyuzu.

2. Considerada na Índia como a árvore que produz contas para odyuzu. Marrom, de superfície áspera e porosa.

Dessa forma podemos verificar que desde a época de Buda já existiam vários tipos de odyuzu. Hoje, já existem várias outras matérias primas utilizadas na confecção de odyuzu como, plástico, vidro, pedra, marfrm e outros.

Todavia, como o próprio nome já diz “contas”, é um instrumento religioso budista que servia para quantifIcar interiormente quantas vezes realizou determinada prática. De maneira alguma, pelo espírito primordial, pode ser dito que pelo material utilizado na confecção um é melhor que o outro e etc,.

Existem vários formatos de odyuzu

Além das diferentes matérias primas de um odyuzu, existem diferentes formatos. Alguns tem o formato da circunferência do crânio humano, outros tem borlas (Fussa) longas outros curtas. Alguns tem poucas contas outros mais. Existem odyuzu de 14,21,27,42,54,108 e até 1080 contas.

Também, além do nome Odyuzu (assim chamamos na HBS), o terço budista é chamado de nendyu ou zuzu. Em sânscrito “odyuzu” é chamado de lapa-mala. lapa, significa recitar, e mala, impurezas. Ou seja, recitar o mantra para que as impurezas, imperfeições sejam extirpadas.

Tradicionalmente um odyuzu deve possuir 108 contas (que representam as 108 paixões ou imperfeições mundanas), mais quatro (de tamanho ou cor diferenciada) que representam os Quatro Bodhisattvas Primordiais (Jyougyou, Muhengyou, Dyougyou, Anryuugyou) somando um total de 112 contas em sua enfiada principal.

Há duas grandes contas (diferenciadas pela cor ou tamanho maior) que ficam logo acima das borlas que representam respectivamente os Budas, Shakamuni (Buda Histórico, à esquerda) e Buda Tahou (Buda dos muitos Tesouros, também tido como Buda testemunha do Sutra Lótus, à direita).

Existem cinco borlas nas extremidades das duas grandes contas. Das cinco borlas uma é mais curta que as quatro demais, e possui apenas dez enfiadas de contas que representam os dez mais notáveis discípulos de Buda, e se localiza à esquerda, logo abaixo do mestre Buda Shakamuni.

Há quatro contas (de formato diferenciado) que se localizam nas extremidades das demais quatro borlas, representam os Quatro Reis Guardiões Celestiais. Protetores de cada região do universo, norte, sul, leste e oeste.

De acordo com este formato o odyuzu deve ser utilizado da seguinte forma (foto capa). O lado que tem 3 borlas vai na mão esquerda. Como é o lado em que se encontram o Buda histórico e seus discípulos, segue a simbologia da antiga Índia de esconder o lado esquerdo do corpo, considerado impuro. *Detalhe: Antes de introduzir o dedo médio da mão direita dentro da parte direita do odyuzu, torcemos meia-volta o terço, assim, cruzando as contas, elas se unem mais facilmente entre nossas mãos. Também é assim que tradicionalmente se usa.

Utilizando o odyuzu desta forma e se colocando em postura de devoção, estará num só ato demonstrando consciência em eliminar todos os males e praticar todo o bem conforme o seguimento dos ensinamentos budistas.

Conto sobre a origem do Odyuzu

Na antiga Índia, existiu um rei chamado Haruri. Certa vez ele fez a seguinte pergunta a Buda:

“Em meu pequeno país não chove há muito tempo. Estamos sendo assolados pela seca e fome. Devido a isso as pessoas estão com muita dificuldade para se dedicarem à prática budista. Por favor, nos ensine algum tipo de prática que mesmo diante desta difícil situação possa ser realizada”. Buda respondeu da seguinte forma:

“Grande Rei, se desejar extinguir as paixões mundanas e realizar a prática budista, faça uma enfiada com 108 contas, carregue sempre consigo e a cada oração recitada passe uma conta adiante. Se após fizer isso por 200.000 mil vezes e seu sentimento ainda não se transformar, ao menos receberá um alívio celestial. Se fizer isso 1.000.000 de vezes, após isso terá encontrado um estado em que não mais será atingido pelo sofrimento.”

Na antiguidade, os praticantes do budismo usavam o odyuzu para contar as súplicas que faziam diante de uma imagem. Acreditavam que cada súplica extinguia uma das paixões mundanas que possuíam. De acordo com essa crença o ser humano se aproximaria do estado de Buda, concretizaria a iluminação de uma forma simples e rápida. Porém, na realidade as paixões mundanas não se acabam dessa forma.

Por outro lado se usarmos corretamente o odyuzu, unindo as mãos em postura de devoção (Gasshou), sentiremos que essas paixões (108) mundanas estarão espremidas entre os Budas (contas maiores). Cada súplica e oração feita com fervor, fará com que o nosso Buda Primordial interior interfira nas nossas paixões mundanas ocasionando uma transformação aguda em nosso ser. Isto é, nos tomaremos em indi víduos que não só pensam em si próprio, mas como também que têm capacidade de ter compaixão pelos outros.

Portanto, o importante é buscar essa transformação usando o odyuzu em nossas orações, e nos esforçarmos na prática diária da oração do Namumyouhourenguekyou, porque, diminuindo as nossas paixões mundanas, diminuirão também todos os nossos sofrimentos.

Cuidados

Hoje em dia o odyuzu não é mais usado para contar as súplicas, mas sim para nos motivar ao máximo nossa dedicação às orações. O mestre Nissen Shounin, ao invés de contar as contas nos ensinou a marcar a quantidade de orações de acordo com o tempo. Ou seja, em 30 minutos podemos orar 1000 Odaimoku (Namumyouhourenguekyou) e em 5 horas, 10.000 Odaimoku. É também nesse ritmo que normalmente oferecemos as orações.

Como o odyuzu é um objeto de extrema importância para nós budistas, devemos tomar cuidado com o seu zelo e manuseio também. Segue abaixo alguns cuidados:

– Guardá-lo sempre num porta-odyuzu, ou invólucro especial para carregá-lo.
– Nunca guardá-lo em bolsos abaixo da cintura.
– Não colocá-lo diretamente em cima de um assento.
– Sempre que adquirir um odyuzu solicitar a consagração a um sacerdote.
– Utilizá-lo com as mãos limpas.
– Não esquecer de utilizá-lo nas orações.
– Se não tem um odyuzu, esforçar-se para ter. (é preciso ser um fiel budista)
– Não utilizá-lo como amuleto. O alvo de adoração sempre será a Imagem Sagrada.
– Utilizá-lo sempre com todo cuidado e respeito e, outros cuidados que naturalmente deve-se ter quando sabe-se que é uma peça importante para a prática budista e que representa a determinação de todo o devoto budista.

Bibliografia:

Butsuryu Shinbun/maio/2004.n.533 HBS News n.9.Iwanami Bukkyou Diten.

Bonwa Daiditen.

Anúncios

Autor: Honmon Butsuryu-Shu

Blog para divulgação do Budismo Primordial da HBS - Honmon Butsuryu-Shu em Porto Alegre, RS - Brasil. Nosso Twitter @HBS_PortoAlegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s