Honmon Butsuryu-Shu – Porto Alegre

“Perfeição não é fazer tudo certo é haver equilíbrio em tudo”

Os Dez Mundos Instantâneos

Deixe um comentário

OS DEZ MUNDOS INSTANTÂNEOS

Divisão de dez estados incorporados em nossa existência seja ela iluminada ou não. Todos os seres por igual possuem todos esses estados e de acordo com a prática e vivência eles se manifestam. Nos dedicamos à prática da fé para proporcionar a manifestação do estado de Bossatsu, estado obrigatório para a manifestação do estado de Buda. Quando manifestamos este estado exercemos a identidade deste ser que se dedica à prática da compaixão de forma incondicional. Vale lembrar que a virtude da oração e vivificação do Namu-kyo permite-nos saltar do estado e condição meramente humana para o estado de Bossatsu.

São Estados de Espírito ou condição da vida que uma pessoa manifesta no decorrer da sua existência.

l ) JIGOKU – Estado de Inferno

Esta condição é caracterizada pelo impulso de destruir a si próprio, assim como, todos e tudo que estiver em seu caminho. Ë uma condição de extremo sofrimento.

2) GAKI – Estado de Fome

Nesta condição a pessoa é conduzida pelos desejos insaciáveis, não apenas como alimentos e roupas, mas também pelo desejo de obter poder e fama.

3) TIKUSHO – Estado de Animal (Irracionalidade)

A insensatez é a característica deste estado. A pessoa é escrava dos desejos do instinto e perde o sentido da razão e da moralidade.

4) SHURA – Estado de Ira

Neste estado a pessoa é dominada pelo egoísmo. desprezando os outros e valorizando só a si próprio, não suportando ser inferior a ninguém, em nada.

5) NINGUEN – Estado de Humanidade (Racionalidade)

Este estado é caracterizado pela racionalidade. Nesta condição a pessoa pode se expressar com coerência, controlar seus desejos instintivos através da razão e portar-se como humano.

6) TENJYO – Estado de Céu ou de Alegria

E a sensação de bem-estar em todos os sentidos. Porém, todas essas alegrias são efêmeras e desaparecem com o passar do tempo.

7) SHOUMON – Estado de Erudição.

Homens de Erudição significam originalmente, aqueles que ouviam o Buda e se esforçavam para eliminar os desejos mundanos para atingir a Iluminação. Porém, o estado de erudição é caracterizado pela não divisão dessa compreensão com os demais.

8) ENGAKU – Estado de Absorção

Este estado é chamado de despertar por si mesmo. As pessoas neste estado compreendem algumas verdades, entretanto, as usam somente para próprio proveito.

9) BOSSATSU – Estado de Compaixão

O Estado de Compaixão é caracterizado pelas ações altruísticas. Assumem as dificuldades para si e cedem os benefícios aos outros. Procuram salvar o semelhante através de práticas budistas, mesmo que isto lhes custe a própria vida.

10) HOTOKE – Estado de Buda

 

É o estado de compreensão absoluta da Lei da Causalidade

(Causa e Efeito).

 

Fonte: http://www.buddhismprimordial.com/revista/viewPagina.php?id=60&view=paginas&pageid=187

 

 
Anúncios

Autor: Honmon Butsuryu-Shu

Blog para divulgação do Budismo Primordial da HBS - Honmon Butsuryu-Shu em Porto Alegre, RS - Brasil. Nosso Twitter @HBS_PortoAlegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s