Honmon Butsuryu-Shu – Porto Alegre

“Perfeição não é fazer tudo certo é haver equilíbrio em tudo”

Gohonzon

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Sobre o “Gohonzon” que veneramos
“Honmon no Honzon”
A Honmon Butsuryu-Shu (HBS) se fundamenta na “Unidade Absoluta” que chamamos respeitosamente de Gohonzon. 

 

Foto: Heitor Birnfeld

Foto Altar Sagrado Nikkyoji - Foto: Heitor Birnfeld - http://www.biofotografia.rg3.net

O Gohonzon “Namumyouhourenguekyou” dos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus, transmitido pelo Jyougyou Bossatsu, é o manifesto do Buda Primordial na sua totalidade. É a meta e ponto de fixação ao qual o devoto se entrega de corpo e alma. Portanto, é absolutamente único e veraz na sua essência.
Nitiren Daibossatsu fundamenta a origem do Gohonzon quando, em sua escritura Honzonshou, afirma: “Este Go-Honzon jamais foi revelado nos quarenta e tantos anos de pregação; foi somente nos últimos oito anos que foi revelado nos oito primeiros capítulos do caminho primordial do Sutra Lótus, limitando-se a eles” (trecho final da oração Nyorai metsugo).
Literalmente o termo Go “Honzon” (Go = prefixo de sublimação e respeito) possui três importantes significados unificados.
A- Hon-nu-Son-tyou: Venerável por excelência.
Que não se tornou venerável a partir de um determinado ponto da história.
Que sempre foi, é, e continuará sendo.
B- Kon-pon-Son-suu: Fundamental veneração Dentre todos os valores o mais fundamental e originário de todos.
C- Hon-nu-Son-gyou: Nobre existência primordial.
Que por natureza é e se faz nobre. Que não é obra, nem criação, de ninguém.

O Grande Mestre Nitiren Daibossatsu na escritura Honzonshou esclarece:
“Buda introduziu seus dois darmas, Prática da Causa e Virtude do Efeito nas cinco letras Myou-Hou-ren-gue-kyou. Ao devotarmos estas cinco letras, por si só, a nós será concedida a virtude desta causa e efeito.
Resumidamente, as principais características deste Gohonzon são:
A existencialização dos três mil mundos numa só mente “li no Itinen Sanzen” (quantificação universal inter-relativa e simultânea dos Dez Mundos. Dez Fenômenos e Três Tipos de Mundos) e todas as leis da causa e efeito.
Sua maior qualidade é o “Manpou Gussoku” que significa a característica de incorporar todos os Darmas. Pois, sendo assim, lhe permite que seja adepto de todas as religiões, sem que seja propriedade de nenhuma delas. Apenas ser, exclusivamente devoto daquela que foi estabelecida unicamente por quem se estabelece no Gohonzon. O Buda Primordial. Em outras palavras, é o Gohonzon único que nos desvincula da religião mundana e nos proporciona o modo de vivência para nos reinterarmos à Unidade Absoluta.
Realizar esta plena interação é o que chamamos também de atingir a iluminação.
Ser desta religião significa fundamentar todos os momentos de sua vida no Gohonzon, vivificá-Io pela prática da fé centrada na oração do Namumyouhourenguekyou e sua expansão, a fim de dimensionalizar todo o domínio em que somos abençoados.
Bibliografia: Gohoumon yougo Jiten.p.19. Ishii Nitijyu.1973.

Autor: Honmon Butsuryu-Shu

Blog para divulgação do Budismo Primordial da HBS - Honmon Butsuryu-Shu em Porto Alegre, RS - Brasil. Nosso Twitter @HBS_PortoAlegre

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